OLHAR
Homepage do Metrô
 
METRÔ EM PORTUGAL!!!
Inverso
07/05/2004
 
Os brasileiro Metrô vão apresentar-se ao vivo em Lisboa na noite de 13 de Maio. A actuação está marcada para o bar Speakeasy em Lisboa.
 
A banda vem apresentar ao nosso país o álbum «Déjà Vu», editado no ano passado.
Na sequência de uma digressão europeia, os Metrô passam por Lisboa para duas apresentações. No alinhamento de "Déjà Vu", podemos encontrar clássicos da música popular brasileira como Mensagem de Amor (Herbert Vianna), Que Nega É Essa? (Jorge Ben), Coração Vagabundo (Caetano Veloso) e Leva Meu Samba (Mestre Athaulpho Alves) e também, algumas pérolas da música popular americana como Every One Is Wrong But Me (Cahn/Chaplin, popularizado por Ella Fitzgerald), Silence (Charlie Haden) e Resemblances (Arto Lindsay).
A banda vai actuar no Bar Speakeasy, em Lisboa no dia 13 de Maio pelas 23h30 e na FNAC do Colombo, no dia 14 de Maio pelas 21h00.
 
O termo speakeasy tornou-se popular durante os anos 20 para identificar bares, restaurantes, salões e salas de baile onde as bebidas eram vendidas ilegalmente. A 18 emenda da constituição norte-americana e o decreto Volstead proibiam a venda de bebidas com mais de 0,5% de álcool.
Para serem admitidos num estabelecimento que servisse bebidas alcoólicas, os clientes eram obrigados a falar baixo ou discretamente de modo a não atrair as atenções: dai o termo speakeasy.
Os speakeasies mais típicos apresentavam-se sob a forma de geladarias, pastelarias restaurantes ou salões de chá.
Antes de entrarem, os clientes eram "avaliados" através de um pequeno postigo. Em 1929, só na cidade de Nova Yorque, o número de speakeasies rondava os 32.000.
Em Lisboa o Speakeasy Bar fica no Cais das Oficinas, Armazém 115 Rocha Conde de Óbidos.
 
Voltar

Comments